Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1244
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A Relação entre valor de mercado e valor de marca: o caso da TAM entre novembro de 2006 e novembro de 2007
Autor(es)/Inventor(es): Novaes, Raquel Lopes
Tutor: Breitschaft, Paulo Senra
Resumen: Analisa a relação existente entre o valor de mercado e o valor de marca, a partir da análise da TAM no período entre novembro de 2006 e novembro de 2007. Nesse período o valor de mercado da TAM sofreu severas variações e ocorreu o que ficou conhecido na mídia como Caos Aéreo e gerou uma sucessão de impactos negativos nas marcas das empresas atuantes no setor da aviação nacional, que geraram respostas dessas empresas. A companhia adotou no começo de 2007 uma série de medidas para recuperar a imagem da TAM. Além disso, outro golpe sofrido pela empresa foi o acidente com o Airbus 320 – vôo 3054, de Porto Alegre com destino a São Paulo – que saiu da pista durante o pouso, se chocou contra o prédio da TAM Express e somou 199 vítimas. A pesquisa revela em que aspectos ações realizadas no mercado financeiro podem fortalecer ou enfraquecer uma marca, bem como avalia se as ações de comunicação e publicidade construídas para uma marca interferem de alguma forma no valor de mercado dela.
Materia: Marca
Valor da marca
Reposicionamento de marca
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-nov-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NOVAES, Raquel Lopes. A relação entre valor de mercado e valor de marca: o caso da TAM entre novembro de 2006 e novembro de 2007. 2008. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RNovaes.pdf687.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.