Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12459
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Indústria 4.0 e economia circular: uma transformação digital e sustentável na engenharia, com aplicação no setor de alimentos e bebidas
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Gabriel Santos
Motta, Marina Godoy Dezonne
Orientador: Ferraz, Clarice Campelo de Melo
Resumo: O desenvolvimento econômico e o crescimento populacional acarretaram um aumento contínuo na demanda por bens e serviços, que propiciam o consumo insustentável dos recursos naturais. Dessa forma, novas estratégias para o uso eficiente desses recursos surgem a cada dia, a fim de manter uma economia sustentável a longo prazo. Neste contexto, o presente estudo apresenta uma análise de duas correntes que permeiam o setor industrial e ganham destaque na resolução desses desafios, são elas: a Iindústria 4.0 e a Economia Circular. A pesquisa realizada a baseia em uma revisão bibliográfica sobre os temas, e na confecção de um estudo de caso aplicado a uma indústria do setor de alimentos e bebidas, produtora de suco de laranja integral. Com o intuito de compreender se e como as práticas de digitalização e circularidade são coerentes quando aplicadas em conjunto, são apresentadas possíveis interferências no processo produtivo da Citrino (empresa produtora de suco de laranja), que envolvem a aplicação dessas duas correntes. Ao final, analisa-se qualitativamente se os impactos dessas interferências são harmônicos, e se elas levam o modelo de negócio da empresa a um patamar mais sustentável. No caso apresentado, as interferências não só podem ser aplicadas em conjunto, como é provável que elas se potencializem. No entanto, a convergência das correntes não é garantida, pois é fundamental que haja uma política corporativa forte no intuito de tornar a digitalização da indústria mais sustentável.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Tecnologia de alimentos
Laranja
Análise econômica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSPereira.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.