Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12523
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experiente |
Autor(es)/Inventor(es): | Abrahão, Beatrice Cristina Jardim |
Orientador: | Souza, Marta Lima de |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo compreender, refletir e analisar de que modo a afetividade contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (IVENICKI E CANEN, 2016) e a metodologia escolhida para a realização do estudo foi baseada inicialmente na revisão de literatura de autores, principalmente LEITE (2006) e FREIRE (1996), que trazem a afetividade como pauta principal e que se apoiam nas teorias de Lev Vygotsky e Henri Wallon, os quais discutem as relações dos objetos de conhecimento com o cognitivo do aluno, como apresentado no capítulo 1. Outro procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada e gravada em áudio com uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro, sendo relatada e analisada no capítulo 2 do presente estudo com base nos autores citados e dividido em sete tópicos, em que os três primeiros tratam da origem do estudo e metodologia, do contexto da escola e do perfil da professora e os outros quatro, sobre as categorias extraídas do material coletado na entrevista, sendo elas: afetividade, relação ensino-aprendizagem, relação professoraluno e relação aluno-aluno. A importância da afetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem foi analisada sob o ponto de vista da professora e, ao final do estudo, concluímos que a afetividade é a principal forma de construir relações tanto com o outro, quanto com o conhecimento que será adquirido na sala de aula, quanto com a vida social extramuros. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Educação afetiva Prática de ensino Aprendizagem Experiência docente |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ABRAHÃO, Beatrice Cristina Jardim. A afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BAbrahão.pdf | 234.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.