Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Abrahão, Beatrice Cristina Jardim | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T18:50:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.citation | ABRAHÃO, Beatrice Cristina Jardim. A afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12523 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Experiência docente | pt_BR |
dc.title | A afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experiente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lemos, Amanda Guerra de | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo compreender, refletir e analisar de que modo a afetividade contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (IVENICKI E CANEN, 2016) e a metodologia escolhida para a realização do estudo foi baseada inicialmente na revisão de literatura de autores, principalmente LEITE (2006) e FREIRE (1996), que trazem a afetividade como pauta principal e que se apoiam nas teorias de Lev Vygotsky e Henri Wallon, os quais discutem as relações dos objetos de conhecimento com o cognitivo do aluno, como apresentado no capítulo 1. Outro procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada e gravada em áudio com uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro, sendo relatada e analisada no capítulo 2 do presente estudo com base nos autores citados e dividido em sete tópicos, em que os três primeiros tratam da origem do estudo e metodologia, do contexto da escola e do perfil da professora e os outros quatro, sobre as categorias extraídas do material coletado na entrevista, sendo elas: afetividade, relação ensino-aprendizagem, relação professoraluno e relação aluno-aluno. A importância da afetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem foi analisada sob o ponto de vista da professora e, ao final do estudo, concluímos que a afetividade é a principal forma de construir relações tanto com o outro, quanto com o conhecimento que será adquirido na sala de aula, quanto com a vida social extramuros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BAbrahão.pdf | 234.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.