Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorAbrahão, Beatrice Cristina Jardim-
dc.date.accessioned2020-06-12T18:50:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationABRAHÃO, Beatrice Cristina Jardim. A afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12523-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectExperiência docentept_BR
dc.titleA afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experientept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Amanda Guerra de-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender, refletir e analisar de que modo a afetividade contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (IVENICKI E CANEN, 2016) e a metodologia escolhida para a realização do estudo foi baseada inicialmente na revisão de literatura de autores, principalmente LEITE (2006) e FREIRE (1996), que trazem a afetividade como pauta principal e que se apoiam nas teorias de Lev Vygotsky e Henri Wallon, os quais discutem as relações dos objetos de conhecimento com o cognitivo do aluno, como apresentado no capítulo 1. Outro procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada e gravada em áudio com uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro, sendo relatada e analisada no capítulo 2 do presente estudo com base nos autores citados e dividido em sete tópicos, em que os três primeiros tratam da origem do estudo e metodologia, do contexto da escola e do perfil da professora e os outros quatro, sobre as categorias extraídas do material coletado na entrevista, sendo elas: afetividade, relação ensino-aprendizagem, relação professoraluno e relação aluno-aluno. A importância da afetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem foi analisada sob o ponto de vista da professora e, ao final do estudo, concluímos que a afetividade é a principal forma de construir relações tanto com o outro, quanto com o conhecimento que será adquirido na sala de aula, quanto com a vida social extramuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAbrahão.pdf234.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.