Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12523
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experiente
Author(s)/Inventor(s): Abrahão, Beatrice Cristina Jardim
Advisor: Souza, Marta Lima de
Abstract: Este trabalho teve como objetivo compreender, refletir e analisar de que modo a afetividade contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (IVENICKI E CANEN, 2016) e a metodologia escolhida para a realização do estudo foi baseada inicialmente na revisão de literatura de autores, principalmente LEITE (2006) e FREIRE (1996), que trazem a afetividade como pauta principal e que se apoiam nas teorias de Lev Vygotsky e Henri Wallon, os quais discutem as relações dos objetos de conhecimento com o cognitivo do aluno, como apresentado no capítulo 1. Outro procedimento metodológico foi a entrevista semiestruturada e gravada em áudio com uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro, sendo relatada e analisada no capítulo 2 do presente estudo com base nos autores citados e dividido em sete tópicos, em que os três primeiros tratam da origem do estudo e metodologia, do contexto da escola e do perfil da professora e os outros quatro, sobre as categorias extraídas do material coletado na entrevista, sendo elas: afetividade, relação ensino-aprendizagem, relação professoraluno e relação aluno-aluno. A importância da afetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem foi analisada sob o ponto de vista da professora e, ao final do estudo, concluímos que a afetividade é a principal forma de construir relações tanto com o outro, quanto com o conhecimento que será adquirido na sala de aula, quanto com a vida social extramuros.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Educação afetiva
Prática de ensino
Aprendizagem
Experiência docente
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABRAHÃO, Beatrice Cristina Jardim. A afetividade na relação ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma professora experiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAbrahão.pdf234.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.