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dc.contributor.advisorMuanis, Maria Comes-
dc.contributor.authorRodrigues, Blenda Luize Chor-
dc.date.accessioned2020-06-12T19:08:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Blenda Luize Chor. A caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12524-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesigualdade educacionalpt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.titleA caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Koslinski, Mariane Campelo-
dc.contributor.referee2Bhering, Eliana Maria Bahia-
dc.description.resumoO presente estudo, à luz do debate sobre a relação entre perfil socioeconômico familiar e desigualdades de oportunidades do campo da sociologia da educação, tem o objetivo de entender como a literatura da área de educação no Brasil vem abordando as relações entre família e escola no período da educação infantil. Foi realizada uma revisão no Portal de Periódicos da CAPES e no banco de dados do SciELO (Scientific Electronic Library Online) e, a partir das palavras-chave e dos critérios de inclusão e exclusão utilizados, obteve-se um conjunto de vinte e dois artigos. A análise destas publicações revelou que as divergências entre as concepções de educadores e responsáveis, assim como as mobilizações para envolver as famílias nas instituições de educação infantil, são os principais temas investigados. A pesquisa conclui que as investigações brasileiras na área de educação sobre a relação famíliaescola de educação infantil estão afastadas das análises sobre como o ambiente familiar e as formas de criação dos filhos na primeira infância podem significar desigualdades de oportunidades escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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