Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12524
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Blenda Luize Chor
Orientador: Muanis, Maria Comes
Resumo: O presente estudo, à luz do debate sobre a relação entre perfil socioeconômico familiar e desigualdades de oportunidades do campo da sociologia da educação, tem o objetivo de entender como a literatura da área de educação no Brasil vem abordando as relações entre família e escola no período da educação infantil. Foi realizada uma revisão no Portal de Periódicos da CAPES e no banco de dados do SciELO (Scientific Electronic Library Online) e, a partir das palavras-chave e dos critérios de inclusão e exclusão utilizados, obteve-se um conjunto de vinte e dois artigos. A análise destas publicações revelou que as divergências entre as concepções de educadores e responsáveis, assim como as mobilizações para envolver as famílias nas instituições de educação infantil, são os principais temas investigados. A pesquisa conclui que as investigações brasileiras na área de educação sobre a relação famíliaescola de educação infantil estão afastadas das análises sobre como o ambiente familiar e as formas de criação dos filhos na primeira infância podem significar desigualdades de oportunidades escolares.
Palavras-chave: Sociologia educacional
Famílias
Educação infantil
Desigualdade educacional
Revisão de literatura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RODRIGUES, Blenda Luize Chor. A caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRodrigues.pdf385.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.