Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12524
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Blenda Luize Chor
Tutor: Muanis, Maria Comes
Resumen: O presente estudo, à luz do debate sobre a relação entre perfil socioeconômico familiar e desigualdades de oportunidades do campo da sociologia da educação, tem o objetivo de entender como a literatura da área de educação no Brasil vem abordando as relações entre família e escola no período da educação infantil. Foi realizada uma revisão no Portal de Periódicos da CAPES e no banco de dados do SciELO (Scientific Electronic Library Online) e, a partir das palavras-chave e dos critérios de inclusão e exclusão utilizados, obteve-se um conjunto de vinte e dois artigos. A análise destas publicações revelou que as divergências entre as concepções de educadores e responsáveis, assim como as mobilizações para envolver as famílias nas instituições de educação infantil, são os principais temas investigados. A pesquisa conclui que as investigações brasileiras na área de educação sobre a relação famíliaescola de educação infantil estão afastadas das análises sobre como o ambiente familiar e as formas de criação dos filhos na primeira infância podem significar desigualdades de oportunidades escolares.
Materia: Sociologia educacional
Famílias
Educação infantil
Desigualdade educacional
Revisão de literatura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Blenda Luize Chor. A caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRodrigues.pdf385.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.