Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12524
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Blenda Luize Chor
Advisor: Muanis, Maria Comes
Abstract: O presente estudo, à luz do debate sobre a relação entre perfil socioeconômico familiar e desigualdades de oportunidades do campo da sociologia da educação, tem o objetivo de entender como a literatura da área de educação no Brasil vem abordando as relações entre família e escola no período da educação infantil. Foi realizada uma revisão no Portal de Periódicos da CAPES e no banco de dados do SciELO (Scientific Electronic Library Online) e, a partir das palavras-chave e dos critérios de inclusão e exclusão utilizados, obteve-se um conjunto de vinte e dois artigos. A análise destas publicações revelou que as divergências entre as concepções de educadores e responsáveis, assim como as mobilizações para envolver as famílias nas instituições de educação infantil, são os principais temas investigados. A pesquisa conclui que as investigações brasileiras na área de educação sobre a relação famíliaescola de educação infantil estão afastadas das análises sobre como o ambiente familiar e as formas de criação dos filhos na primeira infância podem significar desigualdades de oportunidades escolares.
Keywords: Sociologia educacional
Famílias
Educação infantil
Desigualdade educacional
Revisão de literatura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Blenda Luize Chor. A caixa preta ainda não foi aberta: uma revisão da literatura sobre a relação família-escola na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRodrigues.pdf385.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.