Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12654
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Branding carioca: as marcas que têm a cara do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Mariana Fornaciari
Tutor: Cardoso, Monica Machado
Resumen: Os inúmeros símbolos que compõem o imaginário coletivo associado ao Rio de Janeiro são comumente aproveitados na construção das narrativas corporativas. Nesse estudo, busca-se compreender como os elementos pertencentes ao estereótipo carioca estão presentes na construção da identidade, do posicionamento e da imagem de algumas marcas, entendendo a importância do acionamento da memória afetiva nesse processo. Para que isso seja possível analisa-se o discurso online e a publicidade expandida de marcas específicas, tendo como foco: a relevância do discurso da Havaianas para formação da percepção internacional do Rio de Janeiro; o posicionamento da Farm para disseminação da percepção nacional do Rio de Janeiro; e a narrativa construída pela Matte Leão para afirmação da percepção local, dos próprios cariocas, sobre o Rio de Janeiro. A pesquisa discute ainda como a imagem da "cidade-produto" é construída através de diferentes recortes e remodelações que aumentam sua capacidade de atratividade e simultaneamente de esconder suas disparidades sociais.
Materia: Branding
Marca de produtos
Havaianas
Farm
Matte Leão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Mariana Fornaciari. Branding carioca: as marcas que têm a cara do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MRodrigues.pdf989.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.