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dc.contributor.advisorCardoso, Monica Machado-
dc.contributor.authorRodrigues, Mariana Fornaciari-
dc.date.accessioned2020-07-03T18:56:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mariana Fornaciari. Branding carioca: as marcas que têm a cara do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12654-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectHavaianaspt_BR
dc.subjectFarmpt_BR
dc.subjectMatte Leãopt_BR
dc.titleBranding carioca: as marcas que têm a cara do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Maria Alice-
dc.contributor.referee2Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.description.resumoOs inúmeros símbolos que compõem o imaginário coletivo associado ao Rio de Janeiro são comumente aproveitados na construção das narrativas corporativas. Nesse estudo, busca-se compreender como os elementos pertencentes ao estereótipo carioca estão presentes na construção da identidade, do posicionamento e da imagem de algumas marcas, entendendo a importância do acionamento da memória afetiva nesse processo. Para que isso seja possível analisa-se o discurso online e a publicidade expandida de marcas específicas, tendo como foco: a relevância do discurso da Havaianas para formação da percepção internacional do Rio de Janeiro; o posicionamento da Farm para disseminação da percepção nacional do Rio de Janeiro; e a narrativa construída pela Matte Leão para afirmação da percepção local, dos próprios cariocas, sobre o Rio de Janeiro. A pesquisa discute ainda como a imagem da "cidade-produto" é construída através de diferentes recortes e remodelações que aumentam sua capacidade de atratividade e simultaneamente de esconder suas disparidades sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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