Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1266
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O programa Supernanny e a problemática da infância contemporânea
Author(s)/Inventor(s): Pacheco, Flávia Fontinhas
Advisor: Amaral, Marcio Tavares de
Abstract: Nos dias atuais, os pais estão cada vez mais inseguros no cuidado de seus filhos. Como forma de suprir essa demanda, surgem no mercado diversos livros, revistas e programas televisivos, que têm por objetivo ensiná-los a educar adequadamente as crianças, e serem mais plenos e felizes. Nesse contexto que situa-se o programa Supernanny, um Reality Show do tipo “intervenção”, no qual uma especialista em crianças entra na casa dos pais que a convocam, a fim de instituir novas regras e rotinas, objetivando a melhora nas relações familiares. Nesse trabalho, portanto, pretendo resgatar a problemática da infância contemporânea e as formas como a cultura respondeu a ela. Por meio de recursos derivados das tendências culturais atuais – Reality Shows e manuais de ajuda aos pais –, o programa Supernanny busca se conectar com seu público como orientação prática e mental das dificuldades encontradas na contemporaneidade, no intuito de possibilitar a compreensão do lugar da infância em nossa sociedade. Por fim, pretendo analisar as técnicas empregadas no programa, a fim de entender se as mesmas possibilitam o desenvolvimento de uma moral autônoma ou heterônoma nas crianças, de acordo com os preceitos construtivistas de Jean Piaget.
Keywords: Infância
Reality show
Contemporaneidade
Comportamento
Supernanny
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PACHECO, Flávia Fontinhas. O programa Supernanny e a problemática da infância contemporânea. 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1266
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPacheco.pdf375,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.