Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1266
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O programa Supernanny e a problemática da infância contemporânea
Autor(es)/Inventor(es): Pacheco, Flávia Fontinhas
Orientador: Amaral, Marcio Tavares de
Resumo: Nos dias atuais, os pais estão cada vez mais inseguros no cuidado de seus filhos. Como forma de suprir essa demanda, surgem no mercado diversos livros, revistas e programas televisivos, que têm por objetivo ensiná-los a educar adequadamente as crianças, e serem mais plenos e felizes. Nesse contexto que situa-se o programa Supernanny, um Reality Show do tipo “intervenção”, no qual uma especialista em crianças entra na casa dos pais que a convocam, a fim de instituir novas regras e rotinas, objetivando a melhora nas relações familiares. Nesse trabalho, portanto, pretendo resgatar a problemática da infância contemporânea e as formas como a cultura respondeu a ela. Por meio de recursos derivados das tendências culturais atuais – Reality Shows e manuais de ajuda aos pais –, o programa Supernanny busca se conectar com seu público como orientação prática e mental das dificuldades encontradas na contemporaneidade, no intuito de possibilitar a compreensão do lugar da infância em nossa sociedade. Por fim, pretendo analisar as técnicas empregadas no programa, a fim de entender se as mesmas possibilitam o desenvolvimento de uma moral autônoma ou heterônoma nas crianças, de acordo com os preceitos construtivistas de Jean Piaget.
Palavras-chave: Infância
Reality show
Contemporaneidade
Comportamento
Supernanny
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PACHECO, Flávia Fontinhas. O programa Supernanny e a problemática da infância contemporânea. 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FPacheco.pdf375.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.