Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12660
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Thaís de Souza Machado
Tutor: Burrowes, Patrícia Cecília
Resumen: Este trabalho tem por finalidade propor uma reflexão sobre o uso da mídia para a propagação de assuntos com relevância social. A pesquisa discute também a necessidade da desconstrução de estereótipos de representação disseminados pela tradição através dos brinquedos infantis, analisando uma campanha intitulada Toy Like Me, sobre representatividade de crianças com deficiência nos brinquedos, veiculada no Facebook, em abril de 2015. Para a realização da análise, foi apresentada uma abordagem teórica dividida em dois temas norteadores: brinquedos como criação de cultura e a propagação de conteúdo através da mídia. Foram utilizadas, principalmente, as contribuições de Walter Benjamin, Gilles Brougère e Henry Jenkins. A campanha, veiculada no Facebook que fez sucesso para além da rede social, tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de um estudo de caso com análise de conteúdo, leituras diversas e análise da repercussão da campanha, busquei mostrar como a mídia tradicional pode ter influência na divulgação de assuntos com relevância social, como é o caso da representatividade de crianças com deficiência.
Materia: Mídia social
Brincadeiras
Crianças com deficiência
Social media
Play
Children with disabilities
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FARIA, Thaís de Souza Machado. Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TFaria.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.