Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12662
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A adequação da cultura negra à indústria cultural: um estudo de caso da cantora Ludmilla e do Dj Rennan da Penha
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Vitor Pereira dos
Orientador: Freire Filho, João
Resumo: Este trabalho tem como objetivo definir os limites impostos para que as imagens de artistas negros de funk, assim como as suas obras, tornem-se adequadas às demandas do mercado e, consequentemente, sejam bem recebidas pela mídia. No decorrer da pesquisa, foram abordados conceitos tais quais os de representação, estereótipo e poder, discutidos por Stuart Hall (2016), ao mesmo tempo em que foram relacionados com a obra Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer (1947), onde os autores discorreram sobre a indústria cultural e seus produtos. O funk como música de massa e as imagens de celebridades negras, resultados de um processo intenso de celebrização, foram analisados segundo às imposições mercadológicas para que ao fim da monografia seja realizado um breve estudo de caso acerca das carreiras da cantora Ludmilla, uma das maiores da atualidade no Brasil, e do produtor musical DJ Rennan da Penha, idealizador do maior baile funk do Rio de Janeiro, condenado a seis anos e oito meses de prisão por “associação ao tráfico”.
Palavras-chave: Celebridades
Artistas negros
Funk
Indústria cultural
Celebrities
Cultural industries
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Vitor Pereira dos. A adequação da cultura negra à indústria cultural: um estudo de caso da cantora Ludmilla e do Dj Rennan da Penha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VSantos.pdf643.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.