Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12665
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Papo de mulher, mesa de bar, cerveja na mão e briefing no guardanapo: a importância do olhar feminino no processo criativo do mercado cervejeiro
Author(s)/Inventor(s): Esteves, Bruna Ferreira
Advisor: Torquato, Chalini
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo discutir se e como o olhar feminino de dentro do processo criativo do mercado cervejeiro pode trazer uma evolução para o cenário das propagandas veiculadas por esse mercado. Por muitos anos, o mercado publicitário, principalmente o de produção dessa bebida de tradição milenar, representou as mulheres de forma estereotipada e sexualizada em seus conteúdos, mas essa é uma realidade que vem mudando cada vez mais, tendo em vista uma postura mais crítica dos consumidores e o crescimento das discussões sobre feminismo em diversas esferas da sociedade. O objetivo aqui é enxergar como essa transformação pode vir de dentro para fora das corporações, olhando não só para o discurso criado em suas propagandas, mas por quem e como esse discurso é construído. Trata-se de um mergulho por dentro das equipes, dos projetos internos que visam diversidade nos corredores da companhia e, ainda, pelo processo criativo que é responsável por construir o conteúdo publicitário. Para isso, serão analisados três objetos: a Skol, a Cerveja Feminista e a Confraria Ghoose Island Sisterhood, a partir de seis critérios estabelecidos pela metodologia: presença de mulheres na equipe, presença de mulheres em cargos de liderança, figuras femininas no processo de criação, práticas internas relacionadas às mulheres, representação da imagem das mulheres no conteúdo publicitário e discurso das campanhas publicitárias que retratam as mulheres. Além disso, a pesquisa procura relacionar os resultados da análise com dois termos utilizados durante o trabalho, o “lugar de fala” e a “autoridade da experiência” e como eles se relacionam com a importância do olhar e protagonismo feminino de dentro do processo criativo do mercado cervejeiro.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Cerveja
Feminismo
Publicity
Beer
Feminism
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ESTEVES, Bruna Ferreira. Papo de mulher, mesa de bar, cerveja na mão e briefing no guardanapo: a importância do olhar feminino no processo criativo do mercado cervejeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEsteves.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.