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http://hdl.handle.net/11422/12671
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lagôa, Maria Beatriz da Rocha | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T21:47:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Souza de. Frida Kahlo: feminino e feminismos na vida e na obra da artista mexicana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12671 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Frida Kahlo | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Arte mexicana | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Woman | pt_BR |
dc.subject | Gender studies | pt_BR |
dc.title | Frida Kahlo: feminino e feminismos na vida e na obra da artista mexicana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leal, Leila Salim | - |
dc.contributor.referee2 | Nogueira, Maria Alice de Faria | - |
dc.description.resumo | Além de ser uma das artistas mais importantes na história da arte mexicana, Frida Kahlo (1907-1954) se tornou um verdadeiro símbolo para o movimento feminista, sobretudo após a sua morte. Performática, passional e extremamente política, a artista, no entanto, nunca reconheceu fazer parte do movimento, ainda que contemporânea a teóricas feministas como Simone de Beauvoir (1908-1986). Entender o feminino e o feminismo em uma artista que pintou, durante toda a sua carreira, sobretudo mulheres - na maioria das vezes a si própria - e que tinha como principais características pessoais um senso de liberdade sexual particular, uma personalidade autônoma e uma vivência próxima ao conceito de performatividade de gênero de Butler (1956-), se revela, portanto, como uma necessidade, em um momento em que tanto falamos de um futuro mais justo e igualitário para todas as mulheres. Através da biografia da artista, de um aprofundamento teórico nas principais pensadoras do feminismo, como Tiburi (1970-), Ngozi (1977-) e Hollanda (1939-), e por fim, da análise semiótica de três obras de Frida Kahlo, este trabalho investiga a relação de Frida com o feminismo, tomando-a como ponto de partida para um entendimento que se amplia para todas as mulheres. Em comum, a Kahlo do passado e as mulheres do presente e do futuro, ainda impactadas com as suas obras, têm na persistente luta o objetivo de conquistarem o direito de serem o que verdadeiramente são e sobretudo, a liberdade de se assumirem, se imporem e se amarem como mulheres. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
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