Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12671
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Frida Kahlo: feminino e feminismos na vida e na obra da artista mexicana
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Juliana Souza de
Tutor: Lagôa, Maria Beatriz da Rocha
Resumen: Além de ser uma das artistas mais importantes na história da arte mexicana, Frida Kahlo (1907-1954) se tornou um verdadeiro símbolo para o movimento feminista, sobretudo após a sua morte. Performática, passional e extremamente política, a artista, no entanto, nunca reconheceu fazer parte do movimento, ainda que contemporânea a teóricas feministas como Simone de Beauvoir (1908-1986). Entender o feminino e o feminismo em uma artista que pintou, durante toda a sua carreira, sobretudo mulheres - na maioria das vezes a si própria - e que tinha como principais características pessoais um senso de liberdade sexual particular, uma personalidade autônoma e uma vivência próxima ao conceito de performatividade de gênero de Butler (1956-), se revela, portanto, como uma necessidade, em um momento em que tanto falamos de um futuro mais justo e igualitário para todas as mulheres. Através da biografia da artista, de um aprofundamento teórico nas principais pensadoras do feminismo, como Tiburi (1970-), Ngozi (1977-) e Hollanda (1939-), e por fim, da análise semiótica de três obras de Frida Kahlo, este trabalho investiga a relação de Frida com o feminismo, tomando-a como ponto de partida para um entendimento que se amplia para todas as mulheres. Em comum, a Kahlo do passado e as mulheres do presente e do futuro, ainda impactadas com as suas obras, têm na persistente luta o objetivo de conquistarem o direito de serem o que verdadeiramente são e sobretudo, a liberdade de se assumirem, se imporem e se amarem como mulheres.
Materia: Frida Kahlo
Feminismo
Arte mexicana
Identidade de gênero
Woman
Gender studies
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Juliana Souza de. Frida Kahlo: feminino e feminismos na vida e na obra da artista mexicana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOliveira.pdf504.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.