Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12673
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Autoestima e representatividade feminina na construção de pequenas marcas de moda
Author(s)/Inventor(s): Alves, Maria Luiza Wingler
Advisor: Burrowes, Patrícia Cecília
Abstract: Grandes marcas são, muitas vezes, discutidas em pesquisas acadêmicas, seja pela sua influência em escala global ou pela curiosidade de entender como uma grande corporação funciona. Porém, em um cenário de maior conectividade entre marcas e pessoas, o presente trabalho admite a importância de trazer para o estudo o caso de duas pequenas marcas, brasileiras, locais, que possuem um posicionamento e identidades fortes, e têm como canal de comunicação o meio digital. O objetivo é investigar de que forma as pequenas marcas se apropriam dos discursos de autoestima e representatividade feminina, compreendendo desde a produção de subjetividade até a forma de fazer marketing no momento atual. Para o estudo, foi feita uma análise de conteúdo, Bardin (1977), nos posts do Instagram das duas marcas. O trabalho também apurou as relações que existem entre os criadores e as construções das marcas em questão – Ahazando, marca de moda do Ceará, e Tulli, marca de lingerie do Rio de Janeiro, para entender melhor este contexto local. A análise de conteúdo mostrou uma frequência de temas sobre uma Satisfação e bem-estar femininos, nos posts analisados, além de conteúdos voltados à apresentação dos produtos em grande número, nos dois casos.
Keywords: Marketing
Autoestima
Redes sociais
Marca de produtos
Moda
Branding
Social networks
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES, Maria Luiza Wingler. Autoestima e representatividade feminina na construção de pequenas marcas de moda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

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