Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12700
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A inclusão de negros nas empresas: uma perspectiva negra da estratégia corporativa
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Matheus Pinto de
Orientador: Azevedo, Sandro Tôrres de
Resumo: O presente ensaio teórico trata de um tema amplamente difundido na atualidade, a diversidade e inclusão racial como estratégia de grandes corporações. Foi imprescindível para esse estudo entender as nuances existentes nas relações raciais dentro do Brasil, já que existem especificidades que devem ser consideradas antes, durante e depois do momento em que as marcas se apropriam desse território. Interpretar de forma crítica as políticas e iniciativas de inclusão de negros por parte das empresas é de suma importância em um contexto onde o que se mostra é mais efetivo do que o que se é de fato. Além do impacto que o envolvimento dessas corporações causa para a imagem da marca. É necessário entender, através da perspectiva negra, a produção desse sentido produzido para a visão institucional de uma empresa. A parte final do trabalho se desenvolve através de uma análise do Programa de Estágio Globosat e EmpregueAfro, além de entrevistas com jovens negros de dentro e fora do mercado de trabalho para elucidar a percepção desse grupo a respeito da temática.
Palavras-chave: Jovens negros
Mercado de trabalho
Inclusão de negros
Estratégia corporativa
Business enterprises
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAMPOS, Matheus Pinto de. A inclusão de negros nas empresas: uma perspectiva negra da estratégia corporativa. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCampos.pdf554.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.