Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12705
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Representatividade e ciberativismo: o Youtube como espaço de convivência e ocupação lésbica
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Mariana Barbosa de
Tutor: Barros, Chalini Torquato G.
Resumen: Este trabalho é um estudo sobre representatividade lésbica na rede social de compartilhamento de vídeos, o YouTube. O YouTube é uma das plataformas mais utilizadas no Brasil, popularizando a produção e o consumo de conteúdos audiovisuais. O objetivo desse estudo é, através de uma problematização da representação lésbica nos meios tradicionais de comunicação, compreender o porquê da migração dessa minoria para outros meios, bem como as possíveis formas de ativismo encontradas. O estudo foi feito por meio de uma revisão bibliográfica, que permeou temas como identidade e gênero com estudos sobre ciberativismo. A revisão de bibliografia acompanha um mapeamento e análise exploratória dos principais canais de conteúdo lésbico no YouTube Brasil. Foram encontrados canais com temas diversos, como humor, viagens e maternidade, sendo possível enxergar diferentes formas de ativismo. A falta de representatividade lésbica nos meios tradicionais, aumenta o desejo delas de ocupação de espaços e produção de conteúdos de identificação. Mulheres lésbicas estão presentes no YouTube, criam conteúdos com diferentes formas de ativismo e moldam um espaço de convivência.
Materia: Youtube
Lésbicas
Internet e ativismo
Redes sociais
Representatividade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Mariana Barbosa de. Representatividade e ciberativismo: o Youtube como espaço de convivência e ocupação lésbica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSouza.pdf884.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.