Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12705
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representatividade e ciberativismo: o Youtube como espaço de convivência e ocupação lésbica
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Mariana Barbosa de
Orientador: Barros, Chalini Torquato G.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre representatividade lésbica na rede social de compartilhamento de vídeos, o YouTube. O YouTube é uma das plataformas mais utilizadas no Brasil, popularizando a produção e o consumo de conteúdos audiovisuais. O objetivo desse estudo é, através de uma problematização da representação lésbica nos meios tradicionais de comunicação, compreender o porquê da migração dessa minoria para outros meios, bem como as possíveis formas de ativismo encontradas. O estudo foi feito por meio de uma revisão bibliográfica, que permeou temas como identidade e gênero com estudos sobre ciberativismo. A revisão de bibliografia acompanha um mapeamento e análise exploratória dos principais canais de conteúdo lésbico no YouTube Brasil. Foram encontrados canais com temas diversos, como humor, viagens e maternidade, sendo possível enxergar diferentes formas de ativismo. A falta de representatividade lésbica nos meios tradicionais, aumenta o desejo delas de ocupação de espaços e produção de conteúdos de identificação. Mulheres lésbicas estão presentes no YouTube, criam conteúdos com diferentes formas de ativismo e moldam um espaço de convivência.
Palavras-chave: Youtube
Lésbicas
Internet e ativismo
Redes sociais
Representatividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Mariana Barbosa de. Representatividade e ciberativismo: o Youtube como espaço de convivência e ocupação lésbica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
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