Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12717
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Formação de professores para a inclusão do público-alvo da educação especial: práticas e desafios contemporâneos
Autor(es)/Inventor(es): Gorne, Carolina Soares
Tutor: Kelman, Celeste Azulay
Resumen: A pesquisa desta monografia tem como base o trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores no âmbito do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro - OEERJ (2011-2017), que focalizava a produção de estudos sobre políticas e práticas inclusivas. Ao longo de 2015 foi realizado um projeto de extensão e pesquisa sobre formação continuada com professores de cinco municípios do estado do Rio de Janeiro, a saber, Nova Iguaçu, Mesquita, Rio de Janeiro, Itaguaí e Queimados. O objetivo desse projeto foi perceber as possíveis interações entre o professor da classe regular e o da sala de recursos multifuncionais, como estratégia principal da política pública de inclusão em educação, abordando temas que são trabalhados no processo de formação continuada. Essa pesquisa envolve um recorte que se volta para a atuação dos professores da sala regular e os professores da sala de recursos multifuncionais do município do Rio de Janeiro. O trabalho almeja descrever quais foram as demandas levantadas pelos professores, como elas foram trabalhadas nos encontros de formação e quais os recursos possíveis para fazer os professores regentes da sala de ensino regular e os professores de atendimento educacional especializado realizarem trabalhos em parceria que envolvesse tecnologia, modos de avaliação, planejamento e maior participação dos alunos que constituem o público-alvo da educação especial nas classes regulares, a partir de estratégias para aproximar e facilitar o trabalho de ambos.
Materia: Educação especial
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncionais
Formação de professores
Educação permanente
Formação continuada
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GORNE, Carolina Soares. Formação de professores para a inclusão do público-alvo da educação especial: práticas e desafios contemporâneos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CGorne.pdf256.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.