Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12776
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Protagonismo negro e campanhas publicitárias: a campanha do dia dos pais de O Boticário
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Sarah de Lima
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Este trabalho procura problematizar estereótipos aplicados em relação à imagem da população negra no Brasil, visando entender como, por trás do discurso de democracia racial amplificado pela mídia, o racismo e o preconceito se tornaram instrumentos opressores e limitadores da representatividade total do negro - à medida que o entendimento do status quo pressupõe o negro com estereótipos reducionistas e um ser não comum. Observamos as repercussões no que diz respeito à presença integral de pessoas negras comuns na peça publicitária de dia dos pais da empresa O Boticário em 2018, a fim de mostrar as implicações da imagem estabelecida do negro, conservada pela sociedade e reforçada por produtos midiáticos. O estudo foi realizado, portanto, através da análise dos comentários postados na página do YouTube da marca, dentre os quais abordam a configuração estética do elenco versus a estética dos indivíduos opinantes; a impressão simbólica que a configuração do elenco provoca; a repercussão que o lugar de protagonismo ocupado detém; e a significação social [e racial] que, por fim, a campanha representa. Apesar de avanços insólitos, porém, existentes, como veremos mais a frente, no que diz respeito à representatividade e protagonismo negro na publicidade brasileira, a representação de sua imagem e aceitação de ocupação de um lugar comum, ainda é um processo em (des)construção no imaginário brasileiro.
Palavras-chave: Publicidade
Racismo
Mídia
Negros
Protagonismo negro
Democracia racial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Sarah de Lima. Protagonismo negro e campanhas publicitárias: a campanha do dia dos pais de O Boticário. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAndrade.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.