Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12890
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Atuação dos pedagogos em espaços não formais de educação |
Author(s)/Inventor(s): | Pinheiro, Raquel Alves |
Advisor: | Moehlecke, Sabrina |
Abstract: | Este trabalho busca compreender o local e a realização do fazer pedagógico, do pedagogo enquanto profissional da educação em espaços não-formais/não escolares buscando ampliar os conhecimentos sobre a práxis pedagógica, além de identificar quais os conhecimentos necessários para esse profissional atuar em espaços não formais de educação além verificar em quais espaços de educação não formal o aluno de Pedagogia pode atuar, tendo como referência o currículo do curso de Pedagogia da UFRJ. A Análise utilizou como referencial teórico o trabalho existente sobre o tema, desde a concepção da educação não formal. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas entrevistas com os alunos do curso de Pedagogia através de um questionário semi-estruturado, análise bibliográfica. Os dados revelaram que a maioria dos estudantes de graduação da UFRJ, dentre eles calouros e graduados, tem pouco conhecimento e alguns têm conhecimento sobre o assunto. |
Keywords: | Pedagogos Atuação profissional Currículo Educação não formal Prática de ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 22-Jun-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PINHEIRO, Raquel Alves. Atuação dos pedagogos em espaços não formais de educação. 2020.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RPinheiro.pdf | 428.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.