Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12892
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A brincadeira na construção das relações sociais na infância
Author(s)/Inventor(s): Araujo, Caroline Paduam Silva de
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: O presente trabalho procura investigar a importância da brincadeira na educação infantil, especialmente, para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e a formação das culturas infantis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual busquei trazer contribuições do campo da psicologia, com Vigotski, e da Sociologia da Infância, com autores como Sarmento, Borba, Corsaro, ente outros. Assim, o estudo indica que a brincadeira é o espaço privilegiado de interações sociais entre as crianças, na qual elas contribuem umas com as outras no processo de desenvolvimento infantil, bem como criam regras, rotinas, significados, culturas que as faz construir um sentimento de pertença a um grupo de pares. Por esse processo, reproduzem a cultura, ao mesmo tempo em que a reinventam.
Keywords: Brincadeiras
Educação infantil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Caroline Paduam Silva de. A brincadeira na construção das relações sociais na infância. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAraujo.pdf292.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.