Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12914
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Araújo, Fernanda Santos | - |
dc.contributor.author | Brito Júnior, Gilmar Constantino de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Kassianne Melo de | - |
dc.contributor.author | Santos, Norma Alves de Sales | - |
dc.contributor.author | Passos, Renan Vieira Marques de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-20T00:23:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12914.1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12914 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Metodologia ativa de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Planejamento do currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa | pt_BR |
dc.type | Folheto | pt_BR |
dc.description.resumo | A possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SUPORTE_AO_ENSINO_REMOTO_2versao.pdf | 707.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
???jsp.version.history.head2???
???jsp.version.history.column1??? | ???jsp.version.history.column2??? | ???jsp.version.history.column3??? | ???jsp.version.history.column4??? | ???jsp.version.history.column5??? |
---|---|---|---|---|
2 | 11422/12914 | Miguel R. Amorim Neto | 2020-10-19 22:18:47.998 | Revisada e ampliada. |
1 | 11422/12914.1 | Carlos Pereira | 2020-08-13 22:00:18.0 |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.