Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Carlos Alexandre Rodrigues-
dc.contributor.authorAraújo, Fernanda Santos-
dc.contributor.authorBrito Júnior, Gilmar Constantino de-
dc.contributor.authorOliveira, Kassianne Melo de-
dc.contributor.authorSantos, Norma Alves de Sales-
dc.contributor.authorPassos, Renan Vieira Marques de Souza-
dc.date.accessioned2020-10-20T00:23:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:22Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12914.1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12914-
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMetodologia ativa de aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectPlanejamento do currículopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.titleSuporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativapt_BR
dc.typeFolhetopt_BR
dc.description.resumoA possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUPORTE_AO_ENSINO_REMOTO_2versao.pdf707.33 kBAdobe PDFView/Open

???jsp.version.history.head2???
???jsp.version.history.column1??? ???jsp.version.history.column2??? ???jsp.version.history.column3??? ???jsp.version.history.column4??? ???jsp.version.history.column5???
2 11422/12914 Miguel R. Amorim Neto 2020-10-19 22:18:47.998 Revisada e ampliada.
1 11422/12914.1 Carlos Pereira 2020-08-13 22:00:18.0

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.