Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12914
Tipo: Folheto
Título: Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues
Araújo, Fernanda Santos
Brito Júnior, Gilmar Constantino de
Oliveira, Kassianne Melo de
Santos, Norma Alves de Sales
Passos, Renan Vieira Marques de Souza
Resumo: A possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional.
Palavras-chave: Metodologia ativa de aprendizagem
Avaliação formativa
Planejamento do currículo
Ensino remoto
Avaliação de aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Unidade produtora: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Data de publicação: 30-Set-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p.
Aparece nas coleções:Engenharias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUPORTE_AO_ENSINO_REMOTO_2versao.pdf707.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Histórico da versão
Versão Item Editor Data Sumário
2 11422/12914 Miguel R. Amorim Neto 2020-10-19 22:18:47.998 Revisada e ampliada.
1 11422/12914.1 Carlos Pereira 2020-08-13 22:00:18.0

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.