Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12968
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Empregabilidade da pessoa com deficiência no setor privado: uma análise a partir da legislação pátria
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Mariana Cristina Gonçalves Pinheiro da
Tutor: Barbosa-Fohrmann, Ana Paula
Resumen: Este trabalho traz uma análise acerca do atual cenário da empregabilidade das pessoas com deficiência. Sua relevância reside na importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, nas garantias constitucionais inerentes à dignidade da pessoa humana, na igualdade de tratamento, nos direitos fundamentais e na proteção do direito ao trabalho enquanto instrumento social de inclusão. O primeiro capítulo aborda os pontos centrais da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a partir da mudança de paradigma trazido pelo direito internacional. Após, no segundo capítulo, é abordada a Lei Brasileira de Inclusão, enquanto instrumento normativo mais atual no arcabouço jurídico brasileiro, que representa a importância da atuação social na formalização de leis. O terceiro capítulo faz uma passagem pelo direito à educação e formação profissional da pessoa com deficiência, como ponte para o ingresso no mercado de trabalho. O quarto capítulo trabalha a legislação trabalhista brasileira, destinada às pessoas com deficiência, as proteções específicas da relação de trabalho, meios de inclusão como habilitação, reserva de vagas e emprego apoiado. Ao fim há apresentação de três casos judiciais, que buscam demonstrar como é aplicada na prática tais normas legais.
Materia: Empregabildade da Pessoa com Deficiência
Direito ao Trabalho
Inclusão Social
Dignidade Humana
Autonomia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Mariana Cristina Gonçalves Pinheiro da. Empregabilidade da pessoa com deficiência no setor privado: uma análise a partir da legislação pátria. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MCGPSilva.pdf637.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.