Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1325
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
Author(s)/Inventor(s): Mesquita, Beatriz Alves
Advisor: Amaral, Marcio Tavares de
Abstract: Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.
Keywords: Marketing
Entretenimento
Música
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMESQUITA.pdf658.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.