Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Marcelo Macedo Corrêa e | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-04T16:16:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013. E-book. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788571083721 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13359 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFRJ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Vestibular | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta a história da evolução da prova de redação, no que se refere principalmente à sua constituição e aos procedimentos e critérios de avaliação. Apresenta com base em entrevistas com educadores atuantes em escolas da educação básica com destaque para o ensino médio. Discute até que ponto os indicadores objetivos identificados e discutidos corresponderiam a um maior esforço, por parte da escola, para ensinar a escrever ou a um trabalho específico de adestramento para o sucesso nas provas de redação dos vestibulares mais concorridos. Também discute que práticas de escrita deveriam ser desenvolvidas como parte de uma educação básica voltada para a contemporaneidade em uma perspectiva de formação de cidadãos críticos e conscientes. E por fim menciona a decisão do Consuni de adoção exclusivamente do Enem como prova para o acesso aos seus cursos de graduação em 2011 na UFRJ. A pesquisa que deu origem a este livro já havia se encerrado e não foi incluída nenhuma apreciação mais qualificada acerca da decisão tomada pela universidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMCCastro2013.pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.