Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13359
Tipo: Livro
Título: A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Resumo: Apresenta a história da evolução da prova de redação, no que se refere principalmente à sua constituição e aos procedimentos e critérios de avaliação. Apresenta com base em entrevistas com educadores atuantes em escolas da educação básica com destaque para o ensino médio. Discute até que ponto os indicadores objetivos identificados e discutidos corresponderiam a um maior esforço, por parte da escola, para ensinar a escrever ou a um trabalho específico de adestramento para o sucesso nas provas de redação dos vestibulares mais concorridos. Também discute que práticas de escrita deveriam ser desenvolvidas como parte de uma educação básica voltada para a contemporaneidade em uma perspectiva de formação de cidadãos críticos e conscientes. E por fim menciona a decisão do Consuni de adoção exclusivamente do Enem como prova para o acesso aos seus cursos de graduação em 2011 na UFRJ. A pesquisa que deu origem a este livro já havia se encerrado e não foi incluída nenhuma apreciação mais qualificada acerca da decisão tomada pela universidade.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Redação
Língua portuguesa
Vestibular
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Editora UFRJ
Data de publicação: 2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9788571083721
Citação: CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013. E-book.
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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