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http://hdl.handle.net/11422/13359
Tipo: | Livro |
Título: | A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos |
Autor(es)/Inventor(es): | Castro, Marcelo Macedo Corrêa e |
Resumo: | Apresenta a história da evolução da prova de redação, no que se refere principalmente à sua constituição e aos procedimentos e critérios de avaliação. Apresenta com base em entrevistas com educadores atuantes em escolas da educação básica com destaque para o ensino médio. Discute até que ponto os indicadores objetivos identificados e discutidos corresponderiam a um maior esforço, por parte da escola, para ensinar a escrever ou a um trabalho específico de adestramento para o sucesso nas provas de redação dos vestibulares mais concorridos. Também discute que práticas de escrita deveriam ser desenvolvidas como parte de uma educação básica voltada para a contemporaneidade em uma perspectiva de formação de cidadãos críticos e conscientes. E por fim menciona a decisão do Consuni de adoção exclusivamente do Enem como prova para o acesso aos seus cursos de graduação em 2011 na UFRJ. A pesquisa que deu origem a este livro já havia se encerrado e não foi incluída nenhuma apreciação mais qualificada acerca da decisão tomada pela universidade. |
Resumo: | Unavailable. |
Palavras-chave: | Redação Língua portuguesa Vestibular Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Editora UFRJ |
Data de publicação: | 2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
ISBN: | 9788571083721 |
Citação: | CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013. E-book. |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MMCCastro2013.pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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