Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1343
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Supervia trens urbanos, um estudo sobre qualidade satisfação e comunicação
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Letícia Vallecilo de Souza
Advisor: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Abstract: O transporte público é fator indispensável para o bom funcionamento de uma cidade. Contudo, a sua disponibilidade não está necessariamente acompanhada da existência de um serviço de qualidade e da satisfação dos clientes. As manifestações ocorridas em junho de 2013 evidenciaram os problemas dos transportes na cidade do Rio de Janeiro, como o aumento dos preços sem uma melhora efetiva na qualidade e as más condições enfrentadas por quem depende dos serviços no dia a dia. Neste trabalho buscou-se analisar a Supervia, empresa que detém a concessão da operação dos trens urbanos na cidade, pela visão dos diferentes tipos de usuários em relação à qualidade do serviço prestado por ela e pela forma como se comunica com seus consumidores. As informações obtidas por meio de entrevistas quantitativas realizadas com usuários do serviço e pela pesquisa observacional das redes sociais e espaços físicos mostraram as deficiências do serviço, especialmente no que tange à logística e comunicação, deixando claro que a Supervia é escolhida frente à concorrência especialmente pela sua rapidez, mesmo com valor percebido insatisfatório e precariedade na infraestrutura.
Keywords: Satisfação do consumidor
Transporte público
Comunicação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Leticia Vallecilo de Souza.Supervia trens urbanos, um estudo sobre qualidade satisfação e comunicação. 2016. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LVSFerreira.pdf2,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.