Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13635
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Medidas executivas atípicas: os limites para sua aplicação nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária
Autor(es)/Inventor(es): Antonio Rodrigues Azevedo Almeida de Lima
Orientador: Gomes, Luiz Cláudio Moreira
Resumo: O artigo 139, IV, do Código de Processo Civil, ampliou os poderes do magistrado em prol da efetivação das decisões judiciais ao dispor que cabe ao juiz “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária”. Para parte da doutrina, a cláusula geral prevista no mencionado dispositivo foi vista com grande entusiasmo, uma vez que trouxe pontos positivos para a efetividade do processo executivo. Contudo, em contraposição a essas vozes, outra parte da doutrina afirmava que essa ampliação genérica dos poderes do juiz padeceria de possível inconstitucionalidade. Dessa forma, o presente trabalho se dedica analisar quais são as diretrizes e pressupostos traçados pela doutrina e jurisprudência para garantir maior legitimidade e melhor aplicação das medidas executivas atípicas nas ações que tenham por objeto as obrigações pecuniárias. Assim, a pesquisa será construída se utilizando do método de revisão bibliográfica de literatura e análise jurisprudencial. Além disso, será feita uma análise de algumas medidas executivas atípicas aplicadas pelo judiciário brasileiro com a finalidade de verificar a sua constitucionalidade.
Palavras-chave: Medidas executivas atípicas
Execução
Artigo 139, IV, do Código de Processo Civil
Diretrizes
Pressupostos
Atypical executive measures
Execution
Article 139, IV, of the Code of Civil Procedure
Guidelines
Assumption
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Antonio Rodrigues Azevedo Almeida de. Medidas executivas atípicas: os limites para sua aplicação nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAALima.pdf421.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.