Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13865
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mapeamento tecnológico sobre conservadores químicos em bebidas não alcoólicas
Autor(es)/Inventor(es): Kubelka, Leandro Galler
Tutor: Pereira, Karen Signori
Tutor : Ongaratto, Ricardo Schmitz
Resumen: As bebidas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as bebidas alcoólicas e as bebidas não alcoólicas. Para garantir a segurança e prolongar a validade comercial desses produtos, as indústrias também utilizam aditivos conservadores de alimentos. Tem sido crescente a busca dos consumidores por alimentos e bebidas mais saudáveis e livres de aditivos químicos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a realização de um mapeamento tecnológico sobre a utilização de conservadores químicos em bebidas não alcoólicas (BNAs). Para tanto, foi realizada busca patentária na base gratuita Espacenet, utilizando-se do código A23L 2/44 da CPC (Classificação Cooperativa de Patentes), o qual se refere à conservação de bebidas não alcoólicas por adição de conservadores químicos. A busca foi dividida em aspectos quantitativos e qualitativos. Na análise quantitativa, foram encontradas 721 famílias de patentes, com mais de 2000 depósitos em diferentes países no período entre 1960 e 2019. O número de depósitos foi agrupado e separado por década, observando-se que a somatória do número de depósitos entre os anos 2000 e 2019 foi 5 vezes maior do que o total de depósitos no período de 1960 a 1999, evidenciando um interesse crescente na pesquisa e na proteção dos inventos relativos a BNAs conservadas quimicamente. China e Estados Unidos foram os países que mais receberam depósitos. Estados Unidos e Alemanha foram os principais países depositantes, representando pólos tecnológicos. Na análise qualitativa, usou-se a palavra-chave “conservadores” (preservatives, em Inglês) no período entre 2015 e 2019, identificando-se 110 famílias de patentes, dentre as quais: 54% protegem bebidas que usam conservadores químicos consolidados; 20% usam conservadores químicos não consolidados; 11% utilizam uma combinação de conservadores químicos; 7% descrevem bebidas que não utilizam conservadores químicos; 5% referem-se a métodos para melhoria de eficiência de conservadores químicos; 3% dizem respeito ao uso de outros aditivos. A partir dos resultados encontrados, concluiu-se que o uso de conservadores químicos em BNAs está em crescente desenvolvimento.
Materia: Bebidas
Bebidas não alcoólicas
Mapeamento tecnológico
Conservantes
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-mar-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : KUBELKA, Leandro Galler. Mapeamento tecnológico sobre conservadores químicos em bebidas não alcoólicas. 2021. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Engenharia de Alimentos) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Engenharia de Alimentos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LGKubelka.pdf3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.