Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13896
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Unidades de conservação e direitos das populações tradicionais: um estudo sobre conciliação de direitos fundamentais e possibilidades de permanência dos povos tradicionais
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Guilherme Gomes de Rezende
Tutor: Pinto, Igor Alves
Resumen: O presente trabalho busca expor alguns problemas decorrentes da presença de povos tradicionais em Unidades de Conservação nas quais seja vedada a permanência dessas populações. O trabalho tentou entender se é possível resolver a contradição entre diversos diplomas jurídicos de forma a assegurar a conciliação dos direitos fundamentais envolvidos e se é possível a permanência, em determinados casos, dos povos tradicionais atualmente inseridos em Unidades de Conservação nas quais suas presenças não sejam, em princípio, permitidas. Foram analisadas, no presente estudo, a legislação pertinente, jurisprudência e pareceres da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Ao fim, sugere-se uma leitura da legislação aplicável conforme a Constituição e a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho.
Materia: Unidades de Conservação
Povos Tradicionais
Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho
Conservation Unities
Traditional Peoples
National System of Conservation Unities
International Labour Organization Convention nº 169; ILO 169
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROCHA, Guilherme Gomes de Rezende. Unidades de conservação e direitos das populações tradicionais: um estudo sobre conciliação de direitos fundamentais e possibilidades de permanência dos povos tradicionais. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GGRRocha.pdf554.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.