Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13921
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Decisões com efeitos extraterritoriais em matéria de patentes: possibilidades e limites
Autor(es)/Inventor(es): Toscano, Isabella Ramos
Orientador: Pizoeiro, Carolina Araújo de Azevedo
Resumo: No século XV, com a expansão do capitalismo e o desenvolvimento do comércio, começaram a surgir as primeiras patentes na história. O progresso da industrialização, o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte e o estreitamento relações econômicas a nível mundial fizeram acentuar-se o problema da contrafação. Surgiu, então, a necessidade de garantir a eficácia de medidas para coibir infrações de patentes a nível internacional, assim como a preocupação em diminuir as discrepâncias entre os sistemas nacionais de patentes, voltando a atenção dos países até mesmo para a possibilidade de proteção extraterritorial dos direitos de patentes. Assim, começaram a ser firmados tratados como o Acordo sobre os Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS), o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) e a Convenção da União de Paris (CUP) buscando aproximar os sistemas de patentes de cada país. Os efeitos das patentes, no entanto, são mantidos como essencialmente territoriais atualmente, a despeito do número crescente de litígios em diferentes países versando sobre o mesmo objeto (patentes sobre o mesmo objeto concedidas em países diferentes), nos quais figuram as mesmas partes (os titulares das patentes e os mesmos contrafatores) e cujo pedido é o mesmo (seja ele o de abstenção de uso de certa patente pelo contrafator, de indenização por lucros cessantes ao titular, de negociação de licenciamento em termos FRAND – fair, reasonable, and non-discriminatory, em português “justos, razoáveis e não discriminatórios”, ou outros). Em alguns desses casos, nota-se a prolação de decisões com efeitos extraterritoriais, que almejam a efetividade da proteção do direito de patente internacionalmente. Portanto, busca-se analisar a possibilidade, do ponto de vista jurídico, da prolação dessas decisões, explicando o funcionamento do poder jurisdicional da perspectiva do direito internacional e do direito brasileiro, averiguando também como ocorre a prolação de tais decisões no ordenamento jurídico estadunidense – de onde provêm algumas das várias decisões com efeitos extraterritoriais em matéria de patentes – e explorando o propósito, as características e os princípios relativos ao sistema de patentes.
Palavras-chave: Direito Internacional
Propriedade Intelectual
Propriedade Industrial
Patente
Anti-suit Injunction
Extraterritorialidade
International Law
Intellectual Property
Industrial Property
Patent
Anti-suit Injunctions
Extraterritoriality
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TOSCANO, Isabella Ramos. Decisões com efeitos extraterritoriais em matéria de patentes: possibilidades e limites. 2020. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRToscano.pdf811.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.