Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14172
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do procedimento para corte de árvores urbanas no município de Três Rios/RJ
Autor(es)/Inventor(es): Gama, Caroline Souza da
Orientador: Hagge, Alice Silva
Resumo: A espécie humana tem utilizado os recursos naturais e os bens gerados pela natureza desde o início dos tempos e para diversas finalidades. Dentre elas, destacam-se a medicinal, para construções e para fins econômicos. No entanto, com o aumento da população mundial, houve um significativo incremento da utilização dos recursos naturais, gerando consequências como a diminuição das áreas florestais. Por esse motivo, se torna premente a implementação de políticas públicas voltadas à proteção e à recuperação destas áreas. A proteção da cobertura vegetal urbana cabe aos municípios, ou seja, cabe às administrações municipais legislar sobre tais áreas. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar todo o procedimento de corte de árvores adotado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Três Rios, verificando sua eficácia, analisar os principais motivos para os pedidos de corte de árvore realizados pela população e propor adequações administrativas e legais. Para isso, foram utilizadas análises quantitativas, para avaliação do número de pedidos de corte de árvore solicitados entre os anos de 2014 a 2018, o tempo médio de duração dos processos e os principais motivos para os pedidos, e qualitativas, para descrever e analisar as principais etapas do processo de corte de árvores, os resultados e as funcionalidades de todo o procedimento, o nível de satisfação da população com os serviços prestados, bem como analisar a legislação vigente e propor alterações, sendo, ainda, implementada a entrevista não estruturada e o questionário para coleta de dados. Os resultados deste estudo demonstraram que, dos 329 processos analisados entre os anos de 2014 a 2018, 77% constam em aberto e 23% constam como arquivados, que tiveram tempo médio de 405 dias para finalização. O questionário aplicado obteve como resultado um baixo nível de satisfação da população, tendo em vista, que nenhuma das médias obtidas chegou a 50%. Em relação ao motivo da solicitação, os dois mais encontrados foram o de risco de queda e danificações estruturais e/ou físicas, corroborando a possível relação da sazonalidade do número de pedidos de corte à variação climática na região. Através deste estudo, pode-se concluir que o procedimento adotado pela SEMMA apresenta uma baixa resolutividade, demonstrando pontos a serem aprimorados. Sendo assim, é necessária a atualização das leis do município e a implementação de novas medidas administrativas que aperfeiçoem o processo.
Palavras-chave: Árvores
Legislação ambiental
Planejamento territorial urbano
Três Rio (RJ)
Trees
Legislation, environmental
Urban territorial planning
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GAMA, Caroline Souza da. Análise do procedimento para corte de árvores urbanas no município de Três Rios/RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CsGama.pdf894.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.