Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14186
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação da abordagem da alimentação e nutrição em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamental adotados por escolas públicas de Pinheiral, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Diniz, Janaína Oliveira de Assis
Tutor: Vargas, André Luiz Vasconcellos
Resumen: A escolha de uma boa alimentação e, consequentemente, de uma vida saudável depende diretamente de uma educação nutricional. Para que os alunos adquiram conhecimento suficiente para adotar hábitos saudáveis, programas governamentais, como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), por exemplo, orientam sobre a importância dos livros didáticos ao contribuírem com propostas pedagógicas que conduzam os alunos a associarem os conhecimentos adquiridos ao cotidiano fora do ambiente escolar. Este trabalho analisou a abordagem do tema alimentação e nutrição para a difusão do consumo de alimentos de forma saudável em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. Foram analisados capítulos de oito livros do 8º ano do Ensino Fundamental referentes aos assuntos sobre alimentação. Notou-se que, com relação aos cinco critérios escolhidos do PNLD, todos os livros analisados estão dentro do padrão de exigências, porém com base nos PCN e outras referências adotadas, foram encontradas falhas significativas para o bom entendimento do aluno com relação aos conteúdos abordados. Diante desse quadro, o presente trabalho contribuiu na área pedagógica, mostrando o cuidado na escolha de livros didáticos, visto que os mesmos devem estar de acordo com as referências adotadas.
Materia: Ensino fundamental
Ensino médio
Educação alimentar e nutricional
Deficiências nutricionais
Livro didático
Pinheiral (RJ)
Elementary School
High school
Food and nutrition education
Deficiency Diseases
Textbooks
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DINIZ, Janaína Oliveira de Assis. Avaliação da abordagem da alimentação e nutrição em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamental adotados por escolas públicas de Pinheiral, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOADiniz.pdf3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.