Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14373
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum: um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental |
Author(s)/Inventor(s): | Francisco, Karolayne da Silva |
Advisor: | Santos, Ana Carolina da Rocha Lessa Castro dos |
Abstract: | Este trabalho analisa o que os alunos do primeiro ano do ensino médio obtiveram de conhecimento geral e objetivo trabalhado do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental (anos anteriores) dentro da disciplina de ciências, bem como suas ramificações e abrangências. Levando em consideração os conteúdos que a Base Nacional Curricular Comum apresenta como alicerce fundamental para a construção do senso crítico para um futuro cidadão do meio social, com esta pesquisa, observou-se que um grande número de alunos não tem domínio dos temas centrais que regem a disciplina de ciências, refletindo em um aprendizado desinteressado e mecânico, sem que haja troca entre o aluno e o professor. Tal resultado também é registrado em outras literaturas e pesquisas recentes no Brasil, que mostram dados educacionais insatisfatórios sobre o índice de conhecimento dos concluintes da educação básica, bem como os ingressantes em universidades. |
Keywords: | Ensino fundamental Rendimento escolar Ensino de ciências Aprendizagem Currículo de ensino fundamental Elementary School School performance Sciences teaching Learning Elementary school curriculum |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 5-Dec-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FRANCISCO, Karolayne da Silva. Ciências segundo a nova Base Nacional Curricular Comum – um estudo de caso sobre os conteúdos aprendidos no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kfrancisco.pdf | 865.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.