Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14376
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Habib, Ana Luiza Santoro | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T23:37:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
dc.identifier.citation | HABIB, Ana Luiza Santoro. Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14376 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
dc.description.resumo | Ao longo das últimas décadas a alfabetização vem sendo estudada sob diferentes olhares e perspectivas, e a compreensão sobre o que é ser alfabetizado passa pelo entendimento das demandas dos alunos frente à sociedade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender a alfabetização tendo como principal referência o Método Natural, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência da autora com essa metodologia. Apresenta-se um breve histórico dos métodos de alfabetização, bem como uma discussão sobre os conceitos de alfabetização e letramento a partir de autores como Maria do Rosário Mortatti e Magda Soares. Além disso, apresenta-se o Método Natural com base nos referenciais teóricos de sua criadora, Gilda Rizzo, e nas experiências da autora com esse método em sala de aula. Como resultado do presente estudo foi possível concluir que o método natural é eficaz para alfabetizar, porém tem como limitação a pouca ênfase nos processos de letramento no início da alfabetização. Assim como foi importante concluir que o professor tem papel fundamental dentro dos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes metodologias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AHabib.pdf | 670.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.