Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorHabib, Ana Luiza Santoro-
dc.date.accessioned2021-05-24T23:37:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:49Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.citationHABIB, Ana Luiza Santoro. Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14376-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleMétodo natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadorapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas a alfabetização vem sendo estudada sob diferentes olhares e perspectivas, e a compreensão sobre o que é ser alfabetizado passa pelo entendimento das demandas dos alunos frente à sociedade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender a alfabetização tendo como principal referência o Método Natural, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência da autora com essa metodologia. Apresenta-se um breve histórico dos métodos de alfabetização, bem como uma discussão sobre os conceitos de alfabetização e letramento a partir de autores como Maria do Rosário Mortatti e Magda Soares. Além disso, apresenta-se o Método Natural com base nos referenciais teóricos de sua criadora, Gilda Rizzo, e nas experiências da autora com esse método em sala de aula. Como resultado do presente estudo foi possível concluir que o método natural é eficaz para alfabetizar, porém tem como limitação a pouca ênfase nos processos de letramento no início da alfabetização. Assim como foi importante concluir que o professor tem papel fundamental dentro dos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes metodologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AHabib.pdf670.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.