Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14376
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora
Autor(es)/Inventor(es): Habib, Ana Luiza Santoro
Tutor: Cerdas, Luciene
Resumen: Ao longo das últimas décadas a alfabetização vem sendo estudada sob diferentes olhares e perspectivas, e a compreensão sobre o que é ser alfabetizado passa pelo entendimento das demandas dos alunos frente à sociedade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender a alfabetização tendo como principal referência o Método Natural, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência da autora com essa metodologia. Apresenta-se um breve histórico dos métodos de alfabetização, bem como uma discussão sobre os conceitos de alfabetização e letramento a partir de autores como Maria do Rosário Mortatti e Magda Soares. Além disso, apresenta-se o Método Natural com base nos referenciais teóricos de sua criadora, Gilda Rizzo, e nas experiências da autora com esse método em sala de aula. Como resultado do presente estudo foi possível concluir que o método natural é eficaz para alfabetizar, porém tem como limitação a pouca ênfase nos processos de letramento no início da alfabetização. Assim como foi importante concluir que o professor tem papel fundamental dentro dos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes metodologias.
Materia: Alfabetização
Letramento
Formação de professores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-ago-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : HABIB, Ana Luiza Santoro. Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AHabib.pdf670.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.