Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14376
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora
Autor(es)/Inventor(es): Habib, Ana Luiza Santoro
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: Ao longo das últimas décadas a alfabetização vem sendo estudada sob diferentes olhares e perspectivas, e a compreensão sobre o que é ser alfabetizado passa pelo entendimento das demandas dos alunos frente à sociedade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender a alfabetização tendo como principal referência o Método Natural, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência da autora com essa metodologia. Apresenta-se um breve histórico dos métodos de alfabetização, bem como uma discussão sobre os conceitos de alfabetização e letramento a partir de autores como Maria do Rosário Mortatti e Magda Soares. Além disso, apresenta-se o Método Natural com base nos referenciais teóricos de sua criadora, Gilda Rizzo, e nas experiências da autora com esse método em sala de aula. Como resultado do presente estudo foi possível concluir que o método natural é eficaz para alfabetizar, porém tem como limitação a pouca ênfase nos processos de letramento no início da alfabetização. Assim como foi importante concluir que o professor tem papel fundamental dentro dos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes metodologias.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Ago-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: HABIB, Ana Luiza Santoro. Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AHabib.pdf670.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.