Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14376
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora
Author(s)/Inventor(s): Habib, Ana Luiza Santoro
Advisor: Cerdas, Luciene
Abstract: Ao longo das últimas décadas a alfabetização vem sendo estudada sob diferentes olhares e perspectivas, e a compreensão sobre o que é ser alfabetizado passa pelo entendimento das demandas dos alunos frente à sociedade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender a alfabetização tendo como principal referência o Método Natural, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência da autora com essa metodologia. Apresenta-se um breve histórico dos métodos de alfabetização, bem como uma discussão sobre os conceitos de alfabetização e letramento a partir de autores como Maria do Rosário Mortatti e Magda Soares. Além disso, apresenta-se o Método Natural com base nos referenciais teóricos de sua criadora, Gilda Rizzo, e nas experiências da autora com esse método em sala de aula. Como resultado do presente estudo foi possível concluir que o método natural é eficaz para alfabetizar, porém tem como limitação a pouca ênfase nos processos de letramento no início da alfabetização. Assim como foi importante concluir que o professor tem papel fundamental dentro dos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes metodologias.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Formação de professores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Aug-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HABIB, Ana Luiza Santoro. Método natural de alfabetização: a experiência de uma alfabetizadora. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AHabib.pdf670.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.