Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14527
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A previsão de demanda de materiais independentes: um estudo de caso de uma empresa do setor elétrico do Estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Medeiros, Alessandro Silva de
Advisor: Niño, Laura Marina Valencia
Abstract: Por meio de uma abordagem quantitativa com fins explicativos, este estudo buscou verificar qual é o método que prevê com maior assertividade a demanda de estoque em uma empresa do setor elétrico do estado do Rio de Janeiro, visando resolver um problema pontual do setor de planejamento de estoque da companhia. Em sua estruturação foram apresentados conceitos a respeito da administração de material, suprimentos e planejamento de estoque, passando também por conceitos importantes que embasam este trabalho, como a curva ABC. A coleta de dados foi realizada através da disponibilização do banco de dados da empresa, onde optamos por escolher materiais independentes e com curvas horizontais, aleatória e sazonais. Com a obtenção da média histórica foi possível a extração da média móvel simples de 3 e 12 meses para a previsão da demanda. A partir disso utilizamos os métodos de verificação de erro a fim de constatar o melhor método de previsão de demanda e verificamos que para a demanda aleatória deve-se utilizar a média móvel simples de 3 meses, enquanto os materiais com demanda sazonal ou horizontal deve-se utilizar a média móvel simples para 12 meses, a fim de atingir a maior assertividade na previsão da demanda.
Keywords: Administração de materiais
Administração de estoques
Cadeia de suprimentos
Previsão de demanda
Materials management
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MEDEIROS, Alessandro Silva de. A previsão de demanda de materiais independentes: um estudo de caso de uma empresa do setor elétrico do Estado do Rio de Janeiro. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASMedeiros.pdf660.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.