Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14527
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A previsão de demanda de materiais independentes: um estudo de caso de uma empresa do setor elétrico do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Alessandro Silva de
Tutor: Niño, Laura Marina Valencia
Resumen: Por meio de uma abordagem quantitativa com fins explicativos, este estudo buscou verificar qual é o método que prevê com maior assertividade a demanda de estoque em uma empresa do setor elétrico do estado do Rio de Janeiro, visando resolver um problema pontual do setor de planejamento de estoque da companhia. Em sua estruturação foram apresentados conceitos a respeito da administração de material, suprimentos e planejamento de estoque, passando também por conceitos importantes que embasam este trabalho, como a curva ABC. A coleta de dados foi realizada através da disponibilização do banco de dados da empresa, onde optamos por escolher materiais independentes e com curvas horizontais, aleatória e sazonais. Com a obtenção da média histórica foi possível a extração da média móvel simples de 3 e 12 meses para a previsão da demanda. A partir disso utilizamos os métodos de verificação de erro a fim de constatar o melhor método de previsão de demanda e verificamos que para a demanda aleatória deve-se utilizar a média móvel simples de 3 meses, enquanto os materiais com demanda sazonal ou horizontal deve-se utilizar a média móvel simples para 12 meses, a fim de atingir a maior assertividade na previsão da demanda.
Materia: Administração de materiais
Administração de estoques
Cadeia de suprimentos
Previsão de demanda
Materials management
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MEDEIROS, Alessandro Silva de. A previsão de demanda de materiais independentes: um estudo de caso de uma empresa do setor elétrico do Estado do Rio de Janeiro. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ASMedeiros.pdf660.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.