Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14544
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel da literacia financeira no projeto de previdência do brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Grellmann, Jean Felipe Santos
Tutor: Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
Resumen: Os governos dos países ao redor do mundo têm tido cada vez mais dificuldade em manter os sistemas previdenciários sem que hajam reformas e ajustes frequentes, dadas as características demográficas das populações que são cada vez mais influenciadas por taxas de natalidade cada vez menores, assim como expectativas de vida cada vez maiores. O atual modelo de previdência pública no Brasil solicita dos contribuintes exigências cada vez mais rígidas para que se tenha finalmente acesso à aposentadoria. Diante desta realidade exige-se dos cidadãos cada vez mais empenho e planejamento em relação às finanças pessoais com o objetivo de multiplicar o patrimônio pessoal enquanto se está ativo para que no futuro, às vésperas da aposentadoria ou de uma situação imprevisível, seja possível utilizar os próprios recursos acumulados como fonte de aposentadoria própria, sendo uma alternativa ou uma sinergia às pensões oriundas dos sistemas previdenciários. Dado o cenário, a presente pesquisa quantitativa tem como propósito central identificar e fazer reflexões acerca do conhecimento sobre literacia financeira dos participantes da amostra ao mensurar noções sobre inflação, juros compostos e diversificação de risco, além de mapear o nível de planejamento financeiro voltado à aposentadoria e o perfil de investidor dos membros que compõem a amostra. Como método de pesquisa foi aplicado um survey em 65 participantes através da utilização de um questionário de elaboração própria e baseado nos principais questionários distribuídos pelos principais autores do tema “literacia financeira” até hoje. A amostra estudada demonstrou um empenho básico a intermediário em relação ao planejamento financeiro de suas aposentadorias, assim como a adoção de práticas tradicionais de investimento aliadas a uma grande curiosidade relativa à investimentos atrelados à renda variável. Constatou-se, portanto, a necessidade de uma atuação mais efetiva por parte das instituições de ensino públicas e privadas, tanto na educação básica quanto no nível superior, na oferta de disciplinas voltadas à gestão das finanças pessoais, assim como na participação público-privada na realização de eventos e distribuição de materiais voltados à educação financeira.
Materia: Literacia Financeira
Planejamento financeiro
Educação financeira
Aposentadoria
Financial literacy
Retirement
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GRELLMANN, Jean Felipe Santos. O papel da literacia financeira no projeto de previdência do brasileiro. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JFSGrellmann.pdf475.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.