Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14544
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel da literacia financeira no projeto de previdência do brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Grellmann, Jean Felipe Santos
Orientador: Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
Resumo: Os governos dos países ao redor do mundo têm tido cada vez mais dificuldade em manter os sistemas previdenciários sem que hajam reformas e ajustes frequentes, dadas as características demográficas das populações que são cada vez mais influenciadas por taxas de natalidade cada vez menores, assim como expectativas de vida cada vez maiores. O atual modelo de previdência pública no Brasil solicita dos contribuintes exigências cada vez mais rígidas para que se tenha finalmente acesso à aposentadoria. Diante desta realidade exige-se dos cidadãos cada vez mais empenho e planejamento em relação às finanças pessoais com o objetivo de multiplicar o patrimônio pessoal enquanto se está ativo para que no futuro, às vésperas da aposentadoria ou de uma situação imprevisível, seja possível utilizar os próprios recursos acumulados como fonte de aposentadoria própria, sendo uma alternativa ou uma sinergia às pensões oriundas dos sistemas previdenciários. Dado o cenário, a presente pesquisa quantitativa tem como propósito central identificar e fazer reflexões acerca do conhecimento sobre literacia financeira dos participantes da amostra ao mensurar noções sobre inflação, juros compostos e diversificação de risco, além de mapear o nível de planejamento financeiro voltado à aposentadoria e o perfil de investidor dos membros que compõem a amostra. Como método de pesquisa foi aplicado um survey em 65 participantes através da utilização de um questionário de elaboração própria e baseado nos principais questionários distribuídos pelos principais autores do tema “literacia financeira” até hoje. A amostra estudada demonstrou um empenho básico a intermediário em relação ao planejamento financeiro de suas aposentadorias, assim como a adoção de práticas tradicionais de investimento aliadas a uma grande curiosidade relativa à investimentos atrelados à renda variável. Constatou-se, portanto, a necessidade de uma atuação mais efetiva por parte das instituições de ensino públicas e privadas, tanto na educação básica quanto no nível superior, na oferta de disciplinas voltadas à gestão das finanças pessoais, assim como na participação público-privada na realização de eventos e distribuição de materiais voltados à educação financeira.
Palavras-chave: Literacia Financeira
Planejamento financeiro
Educação financeira
Aposentadoria
Financial literacy
Retirement
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GRELLMANN, Jean Felipe Santos. O papel da literacia financeira no projeto de previdência do brasileiro. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFSGrellmann.pdf475.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.