Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14632
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos
Author(s)/Inventor(s): Silva, Laís Lucy Cascimiro da
Advisor: Serra, Enio
Abstract: A pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma a história e a cultura da população negra é abordada, o que mudou e o que permanece nos livros didáticos de história direcionados à Educação de Jovens e Adultos a partir da implementação da Lei nº 10.639/2003. Para viabilizar a investigação, são analisados livros didáticos recomendados pelo PNLD-EJA nos anos de 2011 e 2014, usando como base empírica dois livros de ciências humanas destinados ao Primeiro Segmento do Ensino Fundamental: a Coleção “Viver, Aprender”, desenvolvida pela ONG Ação Educativa em parceria com a Global Editora, e a Coleção “É Bom Aprender”. A finalidade das análises é a identificação da abordagem utilizada por esses livros sobre a cultura e da história da população negra.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Livros didáticos
Negros
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Laís Lucy Cascimiro da. O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf621.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.