Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14642
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Rachel Gercina de Sousa
Tutor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Resumen: Este projeto de pesquisa busca compreender a trajetória escolar de alguns alunos surdos e a sua relação com a inserção no Ensino Superior, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo como método de investigação a abordagem qualitativa procuro aqui averiguar por meio de questionários os fatores que ao longo de sua trajetória escolar contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento na escola básica e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Analisando a história dos alunos surdos ao redor do mundo e também no Brasil observa-se o quanto o contexto da normatividade é imposto a estes alunos, excluindo toda sua língua, identidade e cultura.
Materia: Educação inclusiva
Educação do surdo
Ensino superior
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 31-ago-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MOREIRA, Rachel Gercina de Sousa. A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RMoreira.pdf398.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.