Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14642
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior |
Autor(es)/Inventor(es): | Moreira, Rachel Gercina de Sousa |
Tutor: | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Resumen: | Este projeto de pesquisa busca compreender a trajetória escolar de alguns alunos surdos e a sua relação com a inserção no Ensino Superior, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo como método de investigação a abordagem qualitativa procuro aqui averiguar por meio de questionários os fatores que ao longo de sua trajetória escolar contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento na escola básica e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Analisando a história dos alunos surdos ao redor do mundo e também no Brasil observa-se o quanto o contexto da normatividade é imposto a estes alunos, excluindo toda sua língua, identidade e cultura. |
Materia: | Educação inclusiva Educação do surdo Ensino superior |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 31-ago-2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | MOREIRA, Rachel Gercina de Sousa. A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMoreira.pdf | 398.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.